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27 de março de 2014

Petrobras é o assunto do momento com CPI e propaganda do PSB na TV

A Petrobras é o 'prato do dia'
A Petrobras é o principal assunto dos últimos dias. Entre os dias 15 e 22 o dono deste Blog este em Recife e teve oportunidade de ver bem de perto a refinaria de Abreu e Lima, cidade de Pernambuco pela qual se transita quando se vai à Ilha de Itamaracá. É algo bastante admirável pela sua grandiosidade. As denúncias de superfaturamento e de elevadas propinas no caso da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, comprada pela Petrobras, em 2006,  Na ocasião, a estatal adquiriu 50% da refinaria por US$ 360 milhões. Depois, por força de contrato, teve que comprar o restante da planta petrolífera, operações que totalizaram US$ 1 bilhão e 18 milhões. Essa transação está sendo investigada por superfaturamento pelo Tribunal de Contas da União (TCU), Polícia Federal (PF) e Ministério Público Federal (MPF);

O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) protocolou na manhã desta quinta-feira (27) no Senado o requerimento para a instalação de uma CPI da Petrobras. O documento tem 28 assinaturas de senadores  o número mínimo exigido pelo regimento do Senado é de 27. Ontem à noite, o senador anunciou que tinha obtido o número mínimo de assinaturas. Com a oficialização do pedido, fica a cargo da Mesa Diretora, que é comandada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), determinar a criação da CPI.  A Secretaria da Mesa deve conferir as assinaturas e, em seguida, liberar o requerimento para a leitura em plenário. O Governo já começou a usar de todos os recursos possíveis para impedir que a CPI vá avante por causa dos desgastes políticos que provocará na campanha de Dilma Rousseff à reeleição;

O desgaste de Dilma vai depender muito dos discursos dos dois principais candidatos da oposição, Eduardo Campos (PSB-PE) e Aécio Neves (PSDB-MG), aliados às possíveis novas escorregadas do Governo tanto na política econômica como na parte administrativa, jogando por terra a imagem de “gerentona” que Lula vendeu para o eleitorado em 2010. A presidente está usando de todos os recursos da máquina do Governo para se promover. Quase todos os ministérios estão com inserções de publicidade na TV, e Dilma segue ‘entregando obras’ ou ‘inaugurando’ projetos e até maquetes, além de dar pontapés na bola em estádios sem a presença de público fugindo de vaias (e há pesquisas dizendo que ela se elege no primeiro turno). Para se ter uma ideia de como a presidente está em campanha, em todo ano de 2013 ela entregou 71 máquinas agrícolas a prefeitos no Brasil. Somente entre janeiro e fevereiro, Dilma já fez entrega de 718 equipamentos;

Hoje vai ao ar o programa eleitoral na TV do PSB, com Eduardo Campos e Marina Silva (sua possível vice) prometendo ‘baixar a lenha’ no Governo tendo a Petrobras como carro-chefe. Da repercussão desses discursos junto à opinião pública dependerá saber-se se a presidente Dilma vai continuar com ‘céu de brigadeiro’, pois a pesquisa que aponta sua reeleição mostra que mais de 44% não disseram em quem votariam. Parece que virão grandes emoções a partir de hoje.

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